segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

I Encontro e Festival das Juventudes Sãogonçalenses


O I Encontro e Festival das Juventudes Sãogonçalenses aconteceu neste Sábado 11/12/10,no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, em São Gonçalo do Amarante-SGA, aberto ao público da Cidade e voltado para a discussão do desenvolvimento de políticas públicas de juventudes.




Ao chegar no final do evento, notei que a participação maciça foi de adolescentes com bom nível de debate e que se mostraram descontentes com a atual realidade dos aparelhos públicos.

As reinvindicações foram feitas por melhorias do corpo docente do município, investimentos em acesso à tecnologia, preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, mais investimentos em atividades culturais e incentivo à prática de esportes como forma de combate à ociosidade.

O evento rolou, teve boa participação da estudantada, porém particularmente acredito que a estrutura utilizada no evento merecia melhor aproveitamento, pois a finalização do evento foi corrida, sem comprometimento de continuidade das proposta que foram resultado das discussões do dia.

 É fundamental que fiquemos ligados nessa parada para que esse evento não se torne apenas uma linguiça cheia, pois de engabelação estamos saturad@s.

Para mim o evento não terá impacto na realidade social das juventudes sãogonçalenses (o que é uma pena), não enxerguei avanços nas discussões e nem propostas ousadas, a mediação dos eixos temáticos é questionável, mas para não ser apenas “o crítico”, vejo esse evento como bom ponto de partida para um próximo, onde deu para sentir o grau de participação e as motivações da galera de São Gonçalo frente às temáticas cotidianas de ordem políticas.

Por fim, acompanhei a Marcha das Juventudes até a Praça Senador Dinarte Mariz, Centro de SGA, onde quase acontecia a Merda de iniciar ao som de AZA DE ÁGUIA, mas que foi contornada a tempo por participantes do evento. E a Marcha seguiu sendo encabeçada pelo grupo folclórico de Santo Antônio dos Barreiros, composta de jovens a mais tempo, ou seja de vários idosos, que seguiu e se apresentou na Praça para graça de quem curti a arte da cidade berço da cultura potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orelhão: