segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A copa do mundo será nossa?

É com esse título questionador que Edmilso Lopes, Professor do departamento de Ciências Sociais da UFRN analisa a "ainda possível" sede de um dos grupos da copa do mundo de 2014 em Natal-RN.



Dentre outras coisas o Professor demonstra preocupação com a mobilidade urbana durante a execução das obras necessárias à viabilidade de realização do evento na cidade.

 "...quando a disputa eleitoral começou prá valer, aí pelo início do ano, ninguém mais pareceu disposto a rebater a fantasia vendida localmente de que toda cidade que será sede de um grupo na Copa do Mundo renascerá como uma Barcelona."


confira o artigo completo http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4760628-EI17080,00-A+copa+do+mundo+sera+nossa.html .

A verdade é que a copa do mundo não será nossa meu caro professor Edmilson. A copa do mundo pertence à vários mercados comerciais e ela nunca será nossa. O futebol enquanto atividade de alienação de massas funciona em sua perfeição e consegue realizar suas funções muito bem.

A possibilidade de Natal sediar um dos grupos da copa do mundo ainda viva é motivo de jogos políticos e comerciais, dessa forma já prevejo os impactos da implantação desse projeto para a/o cidadã (o) comum que executará o verdadeiro trabalho e será remunerada(o) para isso, posteriormente também será beneficiada (o) mas que também sofrerá impactos negativos relativos às normas e regras sociais que sofrem alterações em épocas como essa. ou seja a cidade estará cheia de turistas e nada de feio poderá acontecer. aí é que entra em campo a força repressiva do Estado que atuará fortemente, como vem acontecendo sistematicamente nas periferias, as polícias, em especial a Militar exerce um papel de inimigo da (o) cidadã (o) comum, esquecendo que ele também o é.

Não é apenas pessimismo, essa previsão, faço essa ligação entre copa do mundo, miséria, desordem, violência, alienação por enxergar fortes laços entre ambos. Na verdade, não passa da reflexão sobre os fatos cotidianos de indicadores de desigualdades ligados diretamente aos índices de crescimento de violências. onde ao passo em que o Estado se torna mais rico a barbárie se intensifica sobretudo na disputa pelo patrimômio individual privado e tudo é justificado pelo fato de proteger o mesmo, para muita gente o problema social se resolve em construção de novos presídios  e novas leis mais rígidas. Certíssimas essa pessoas e instituições que defendem esse posicionamento, pois não podemos deixar de fazer a copa do mundo por mera preocupaçõezinhas com a  desigualdade social e econômica e o crescimento da violência urbana, afinal de contas a copa do mundo é nossa, com o brasileiro não há quem possa !!!

2 comentários:

  1. Poxa pastel! achei categórica a sua colocação referente ao que diz respeito a locação de nossa cidade para sediamento da copa do mundo.
    perfeita sua preocupação com a "limpeza social" que vai ocorrer nas periferias próximas aos centros desportivos da copa. Mobilidade urbana então.. nem se fala, Natal, atualmente, recebe em torno de 1000 veiculos por dia, e já não comporta todos e assim o transito torna-se lento e principalmente perigoso...[ pois ai entra a preocupação do "mercado de carteiras"...] Mas enfim! isso é ponto pra outra discussão, mas não de menor importância. e pra finalizar também achei categórica sua colocação em relação ao futebol como aparelho alienista perfeito!

    Ei cara, parabéns e boa sorte nos escritos de seu blog viajante huahuahua

    Vlw cara cordial abraço!
    No mais..
    Inté quando dé

    ResponderExcluir
  2. Quem vai banca a copa 2014 no Brasil?

    Bancaremos o nosso próprio sofrimento (a violência,opressão, o caos e entre outros aspectos negativos) já que a FIFA e seus parceiros comerciais terão isenção tributaria total e como se não bastasse teremos que fingir que esta tudo bem.
    Será uma verdadeira maquiagem

    meus parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

Orelhão: