quinta-feira, 25 de novembro de 2010

I JORNADA FEMINISTA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - UFRN




Hoje dia 25 de Novembro é destacado pela representação de dia internacional de enfrentamento à violência contra a mulher.

Pertinente fazer essa lembrança, pois mesmo nessa sociedade pós século XX, essa dita cuja sociedade pós moderna é alicerçada em um tenebroso pensamento de exercício de poder sexista, onde o poder é desigual dentro das relações sociais baseando-se em conceitos preconcebidos de um ser humano de corpo diferente, acreditando que o corpo feminino seja inferior ao corpo masculino, cultivando assim uma cultura masculinizada, o machismo.

Desta forma vivenciamos ainda hoje, as formas desiguais com que são tratadas nas relações sociais as mulheres frente aos homens.

Muito é dito sobre os avanços que alcançamos a respeito das relações de gênero, mas também não tá cum a porra não  que com o passar de todo esse tempo as pessoas não se dessem conta de que homens e mulheres não são iguais biologicamente, obviamente o pênis, a vagina, os seios e alguns pelos, os diferenciam, toda criança sabe isso. isso explica uma diferença biológica sim, mas justificar superioridade em cima disso não é tem nos trazidos bons resultados.pois temos hoje homens e mulheres traumatizados pela existência da desigualdade de gênero, onde o homem tem que ser  o fortão e a mulher fragilzinha.


Esses rótulos cobrados socialmente tem gerado problemas gravíssimos de violência de gênero, fazendo com que leis civis sejam reforçadas para que homens e mulheres não sofram com a violência de gênero, sendo que essa é mais perceptível nas mulheres que são as maiores vítimas direta das violências cotidianas. sejam elas psicológicas, institucionais, ou físicas, dentre outras.


Sinto-me sensibilizado pelo movimento organizado da Marcha Mundial das Mulheres - MMM.

segue a programação completa do evento, lei mais:

Enfrentamento á violência contra a Mulher!!!



Programação 25 de Novembro- QUINTA


14:30h no DCE- Oficina da Fuzarka (formação do grupo de percussão de mulheres)

Aberto à todas as estudantes e comunidade com a facilitação das meninas do

PAU & LATA



17:30h no Centro de Convivência Cortejo Feminista

Com as integrantes da oficina e quem mais entrar na roda!




19:00h no Auditório do NEPSA/ CCSA Setor I – Seminário

“A função social do conhecimento no enfrentamento à violência”

MMM- Marcha Mundial das Mulheres

MST- Movimento dos Trabalhadores/as Sem Terra

GAMI-Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes

MLB- Movimento de Vilas e Favelas

Kilombo- Movimento Negro



21h no Setor I ao lado do DCE Festa Feminista

Mostra de artes das estudantes UFRN

e

Fátima Aguiar -Tocando o melhor do Samba e MPB

Edja Alves- Apresentando o melhor do POP e ROCK



Dia 25 é dia internacional de enfrentamento a violência contra a mulher, movimentos de mais de 135 países realizam atividades de enfrentamento e visibilidade. A violência tem sua raiz no machismo que tentam reduzir as mulheres a objetos e essa opressão perpassa de diversas formas na sociedade capita lista. Nós da Marcha Mundial das Mulheres nos organizamos em diferentes espaços e formas para fazer o enfrentamento a pobreza e a violência sexista.

Esse ano o Núcleo de Natal está construindo em conjunto com as instituições que compõe a MMM, uma proposta de intervenção na universidade por entendermos o quanto é importante a organização e a troca de conhecimento dos diferentes olhares dento desse espaço da UFRN assim como pensar uma estratégia comum de enfrentamento à violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orelhão: