quarta-feira, 17 de novembro de 2010

INCONSCIÊNCIA NEGRA:


Zumbi, destaque da resistência negra no Quilombo dos Palmares, tornou-se um símbolo para as lutas contra desigualdades raciais no Brasil e no mundo e assim lembramos o dia da Consciência Negra no dia 20 de Novembro (ou na semana que antecede o dia 20), dia em que se marca a sua morte.


Mas esse romantismo tem um limite e nem sempre o reconhecimento é atribuído às negras e negros que construíram todo o capital comercial dessa “nação” e contribuíram significativamente com a cultura desse povo mestiço, as elites políticas e alguns segmentos da sociedade comentem a intolerância religiosa contra povos negros e os reservam cotas especiais pela incapacidade  do Estado de retribuir verdadeiramente às contribuições desse povo guerreiro de pele negra.


Justamente essa pele de cor escura, ocasionada pela maior quantidade de melanina no pigmento da pele é o que separa na cabeça de alguns/as pessoas os negros dos não negros e isso tomou conta do pensamento social e do imaginário dos/as brasileiros/as durante toda a história de construção desse País. Isso ficou marcado pelo o que conhecemos hoje por PRECONCEITO RACIAL.
Essa diferença de pele é incorporada às desigualdades sociais, onde os europeus traziam os negros e negras forçadamente e os escravizavam para realizarem trabalhos na nova Terra aonde veio a ser hoje o Brasil, essa terra maravilhosa dos desenganos.


Passado todo o tempo de exploração do trabalho escravo, cria-se mercados consumidores e libertam os escravos para se tornarem parte de tal, mas como não tinham como consumir o que lhes restam é atuar como mão de obra barata, ou seja, mudou o nome da escravidão.


A intolerância religiosa persegue os terreiros, castiga e os excluem das atividades sociais. Deve ser porque é feio ver pessoas dançando, cantando e comendo, pois é assim que se enxerga muito por alto o acontecimento da maioria dos rituais africanos que são religiões pautadas pelas divindades e diversidades naturais e essa exclusão passa para os indivíduos participantes das religiões africanas ou afro-brasileiras, principalmente pelo determinismo católico existente nas instituições públicas brasileiras. Por algum acaso você sabe por que tem um crucifixo nas paredes da maioria das instituições públicas desse país? Serão templos católicos todos esses espaços? Nas escolas se ensina descaradamente o catolicismo. Nossos feriados são pautados pelo calendário católico. E, além disso, ainda vem o Papa dizer o que o Brasil tem que fazer. Pelo menos nisso Lula interviu razoavelmente bem.


As cotas reservadas em diversos segmentos para negros/as são feitas como formas de compensação sobre as desigualdades históricas empreendidas sobre o povo negro e pobre no Brasil. Esse mecanismo transfere a responsabilidade da desigualdade para a cota salvadora e se torna apenas uma forma de esconder a sujeira atrás da porta, ou seja, não resolve o problema, é apenas uma forma paliativa do Estado compensar as desigualdades históricas, mas não faz com que a realidade mude. Parece sempre girar em círculos, gerando um conformismo da realidade, algo meio determinista.


Os guetos que hoje conhecemos por favelas ou comunidade carente (a TV Bobo adora usar esse termo) foram formados através da exclusão dos que não tinham patrimônio para morar nos centros urbanos que se formavam. Sempre houve o lugar da favela, um lugar reservado longe ou escondido das belas paisagens naturais e centros administrativos e comerciais. Tudo isso para não misturar o joio com o trigo.

As desordens dentro dos bairros populares hoje não é resultado de castigo divino nem ação demoníaca como às vezes tenta se passar nos programas sensacionalistas de televisão e se estampa nos jornais impressos ou se houve pela manhã nos rádios AM/FM, é fruto de um planejamento de exclusão social real - como o apartheid na África do Sul, onde temos outro símbolo negro, o Nelson Mandela- nos guetos de hoje é encontrada a mazela social que prejudica o desenvolvimento das classes privilegiadas das Cidades. Essa mazela ou sujeira - como diria Z, Bauman. -, é jogada ou varrida, sobretudo dentro dos presídios - já diria Foucault- e nas valas de cemitérios, aos que ainda não tiveram seu destino cumprido resta se matar aos poucos nas ruas uns aos outros numa guerra interminável e sem sentido algum. Ou até mesmo se matam sozinhos com o auxílio da cachaça ou da pedra de crack queimada nas cinzas de um cigarro em um cachimbo de lata ou no mesclado.


É nesse contexto que a fúria negra se revela na bala da quadrada (pistola) que saiu de um tiro disparado intencionalmente para tomar seu patrimônio, pois na verdade é isso o que está em jogo a disputa pelo patrimônio privado individual.


Pensa-se então, como atingir o nível social exigido pelos comerciais de televisão e pela alta burguesia para viver nos grandes centros, hoje nos residenciais fechados, trancados pelo medo da fúria do gueto. O ideal moderno de se viver é consumir, mas consumir o que está em evidência, o que está na televisão, na novela da Tv bobo.


Lança-se então o sonho ideal e cria-se uma classe impropria a consumir esse sonho, e dessa forma a fúria negra ou fúria do gueto se revela na “calça de veludo ou bunda de fora”, “ou tudo ou nada”. Não sem antes pedir no subconsciente o perdão da mãe, empunha-se o revolver e executa a ação para tentar chegar ao sonho vendido na televisão, perdão aceito ou não a realidade não é romântica e os mecanismos de controle agem para manter tudo no seu lugar, separa o joio do trigo e varre a sujeira para seu lugar periférico de origem.



Quanta ironia nessa negra consciência!

Um comentário:

  1. Sempre pra debaixo do tapete pastel.. Lula lah foi um avanço na frente daqueles que nada fizeram, mas muito pouco é pouco demais... Essa tipo de política assistencialista não paga nossa dívida... não com a pele, não com a melanina, mas com nosso próprio passado... Pelo mesmo motivo o país esconde o que se passou durante a ditadura... vergonhoso é e nunca deixou de ser, mas para que se mude é preciso arregaçar as mangas e lutar, lutar pra mudar, assim que se faz... assim que se constrói um país.. educar é dar ao povo brasileiro (não ao tom da pele ou textura do cabelo) aquilo que lhes sempre foi negado: informação e o devido valor ao nosso passado que foi apagado... ao que nos faz samba, carnaval, futebol: nossas identidades!

    ResponderExcluir

Orelhão: