segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Intolerância de um Padre acaba com a VI Parada Gay de São José de Mipibu-RN.


E aê Galera,

Passada a campanha para presidência da república ainda não tinha visto outro fato envolvendo instituição religiosa contra a efetivação dos direitos humanos, mas não demora muito e vejam a informação que acabamos de receber lá de São José de Mipibú-RN.

Lamentável, mas novamente voltamos à discussão de casos homóficos, é muito séria e preocupante a denúncia feita pela ONG STVBrasil e a posição tomada pela Prefeitura e Câmara daquela Cidade.

Vejam o conteúdo do e-mail enviado:

Prezados e prezadas,
 
Boa noite!
 
É com extrema tristeza que estamos dando divulgação ao episódio ocorrido na noite deste sábado, 11/12/2010, durante o encerramento da VI PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO AGRESTE, na cidade de São José de Mipibu, RN, distante 32 km da capital do Rio Grande do Norte.
 
Após seis anos de trabalho na defesa dos direitos da população LGBT da região agreste do RN, fomos surpreendidos com a atitude do recém chegado padre Matias, que assumiu o controle da paróquia local e passou a empreender uma verdadeira cruzada contra os direitos humanos e as liberdades individuais. Desde sua chegada, há alguns meses, o padre Matias vem impondo um verdadeiro APARTHEID RELIGIOSO na comunidade com a proibição de qualquer outra instituição, movimentos populares ou religiões poderem realizar eventos no centro da cidade de São José de Mipibu e permitindo apenas a Igreja Católica o exercício do controle da área. Ou seja, o padre Matias proibiu os munícipes de realizarem suas festas no centro da cidade e determinou que somente a Igreja Católica pode realizar.
 
Silente o governo local humilhou-se ante o tal padre autoritário, passando a respeitar este verdadeiro delírio autoritário e uma afronta aos direitos de mais de 40.000 habitantes.
 
Instituído por lei municipal, em 2009, todos os segundos sábados de dezembro se comemora o Dia Municipal de Luta em Defesa dos Direitos Humanos e a ONG STVBrasil, empreendendo um esforço gigantesco, organizou mais uma Semana dos Direitos Humanos e da Diversidade, tendo como última ação das comemorações a Parada Pela Diversidade Sexual do Agreste, que contou com apoio da UNESCO, DNDST AIDS E HEPATITES VIRAIS, PE DST AIDS E HEPATITES VIRAIS, PM DST AIDS DE NATAL RN, Prefeitura de São José de Mipibu e um conjunto de empresas privadas que apoiaram o evento.
 
A coordenação do evento conversou previamente com o padre homofóbico local e na conversa ouviu do mesmo a afirmação de que não era homofóbico e que nada tinha contra o movimento. Todavia, o tal padre Matias, mesmo tendo dito o contrário aos coordenadores do evento, procurou o prefeito da cidade Arízio Fernandes e o Presidente da Câmara Municipal para dizer que não aceitaria a realização do evento no centro da cidade, por estar a Igreja Católica localizada naquele local. Ou seja, tentando convencer as autoridades a não apoiarem o evento, conseguindo, inclusive fazer com que a prefeitura se negasse a colocar o palco no local determinado pela comissão organizadora.
 
Todavia o evento aconteceu e quando os participantes chegaram ao centro da cidade, para o encerramento da Parada, a polícia foi chamada e, truculentamente, mandou que desligassem o som. Neste momento, os organizadores, para evitar um mal pior, terminaram o evento e pediram que os participantes seguissem para suas casas ou para outros locais de acordo com as suas preferências. Nesta ocasião, a população rebelou-se e partiu em direção à Igreja com vaias. Na frente da Igreja a polícia controlou o tumulto e dispersou a multidão.
 
Na manhã de hoje, 12, a missa foi integralmente dedicada a incitação dos fiéis contra a população LGBT e a ONG STVBrasil. Neste momento, 20:20 h, a missa acontece e a incitação continua, inclusive estando sendo agendada uma caminhada para o próximo domingo como forma de fomentar o ódio contra a população LGBT.
 
Este é um pedido de socorro aos amigos e amigas das redes LGBT e demais redes solidárias para que possam nos ajudar em mais esta luta.
 
Perceval Carvalho
Diretor Administrativo
STVBrasil

Um comentário:

Orelhão: